Os benefícios de se ter um hobby

benefícios do hobbyA falta de motivação diária e inatividade subseqüente é uma fonte de frustração pessoal, levando em muitos casos, o desenvolvimento de sintomas depressivos e de ansiedade que, por vezes, acabam por apresentar transtornos afetivos genuínos entre as pessoas. Uma pessoa não tem nenhum tipos de hobby, pode ser perigoso para sua saúde mental.
A inatividade é um risco para a saúde. As pessoas que, por várias circunstâncias pessoais, familiares ou sociais, se encontram sem ocupações, não estudam, não trabalham, não acham nada que seja motivador em seu dia a dia, são pessoas com uma alarmante falta de vitalidade, eles têm poucos recursos pessoais para explorar cabalmente sua vida plena.
Eles passam a vida sem projetos futuros e não sabem como preencher o tempo. Muitos afirmam não serem capazes de realizar outras atividades que não sejam sono, sentar na frente de uma tela, encontrar os amigos, sem um plano específico ou passar horas na frente do whatsapp, twitter ou facebook, google.

Fatores de proteção: passatempos

fatores de proteção
hobby e saúde

Confrontado com esta abordagem “flat” para a vida, a psicologia positiva nos lembra da importância de cultivar e fortalecer os aspectos mais positivos de cada pessoa a alcançar uma vida mais plena e prevenir doenças físicas e psicológicas. Estes aspectos são chamados fatores de proteção, que são habilidades, estados mentais, ou atividades que nos protegem de transtornos mentais e ajudar a experimentar uma vida mais gratificante.
A media de relacionamentos Facebook ajuda muito as pessoas se relacionar e que de certa forma se torna um hobby para quem o pratica. Deixe o facebook entrar em sua vida para desparecer a mente e deixar o estresse para bem longe.
Na falta de ocupações diárias, também frente ao excesso das mesmas, um dos fatores de proteção mais importantes é o desenvolvimento de um hobby, lazer e passatempos pessoais.
1. Ter um hobby ajuda a se desconectar dos problemas durante um tempo, dando equilíbrio mental contra a alternativa de dar voltas constantemente nas preocupações por não ter em que ocupar a mente.
2. Praticar um hobby permite que saia de si mesma e faça outras coisas, por exemplo compartilhando um passatempo em família. Desta forma se cria um espaço comum que serve para expressar emoções, preocupações, mas também para cuidar dos outros.

Requisitos para ter e praticar um hobby

1. Iniciativa. Um dos problemas com estas pessoas é a falta de interesse por hobbies ou passatempos sadios. Eles apresentaram uma incapacidade alarmante para se divertir. Leitura, fazer coleções, praticar esportes, ter interesses culturais, artesanato, etc. São ocupações que muito poucos deles praticam. Esta falta de iniciativa pelo entretenimento, muitas vezes provoca uma intensa busca e substituição imediata pelo tédio. Excessos na vida noturna, álcool e mesmo de drogas estão geralmente por trás da apatia e desinteresse pela existência.
2. Talento. Os hobbies surgem a partir de dons pessoais (uma pessoa criativa que pinta quadros, por exemplo).
3. A aprendizagem que foi adquirido ao longo do tempo (fotografia, fazer coleções, etc.). Todos podem e devem ter um vasto leque de gostos e atividades que os entretenham.

Como incentivar a prática do hobby em crianças

incentivar hobby em crianças– É importante que os pais tomem consciência de que as crianças não apenas tem que saber matemática, Inglês ou geografia. Também é importante prepará-los para adquirir todos os interesses possíveis. Não confundir o incentivo por hobby com a prática de atividades extra-escolares. Às vezes se comete o erro de”apontar toda criança” a fazer atividades indiscriminadamente porque eles são bons nisso ou naquilo, ou querer que tenha o mesmo gosto que seus pais. É importante experimentar coisas novas, mas também temos de respeitar os seus gostos e necessidades. Às vezes tenho testemunhado crianças em consultas, estressados por atividades extracurriculares excessivos.
– É importante que os pais e irmãos mais velhos compartilhar seus hobbies com as crianças. As escolas podem também contribuir nesta área. Oferecendo aos estudantes a oportunidade de descobrir novas atividades, no âmbito do currículo, pode trazer grandes benefícios. Em suma, você precisa cuidar de praticar hobbies. Nossa saúde física e mental vai agradecer.

Para saber mais sobre a importância do hobby para nossa saúde física e mental visite o site www.tiposdehobby.com que aborda com mais profundidade sobre o assunto.

Tipos de Hobbies

Home