Iniciando no aeromodelismo

Mais importante, se você está pensando em adentrar ao mundo do aeromodelismo, é aconselhável que encontre um clube em sua área e que faça contato com aeromodelista por lá. Iniciar sozinho é possível, mas muito mais difícil e muito mais caro devido aos acidentes que terá com o aeromodelo. O ideal mesmo seria fazer um curso de aeromodelismo porque você teria todas as informações nos mínimos detalhes.
Será sempre bom que você receba ajuda dos próprios membros do clube no seu primeiro vôo, mas apenas para ter uma idéia: Primeiro você precisa comprar um avião de rádio controle (RC), o motor, o RC e pequenos acessórios.

Modelo de aeromodelo avião treinador

modelo de aviao treinadorO avião aeromodelo você precisa é chamado de treinador. Este tipo de aeronave é caracterizada por alta asa (a asa acima do plano, dando-lhe mais estabilidade) com bastante diedro, eles têm um vôo lento, trem de aterrissagem do tipo triciclo(duas rodas sob as asas, e um no nariz, o que o torna muito estável na terra e de fácil controle), e sempre tende a recuperar sua posição estável de repouso(se o avião não voa plano, ele simplesmente se nivelará ao solo). Estas características são excelentes para aprender aeromodelismo.
Um avião de treinamento pode ou não ter aletas (flaps). Quando você pergunta se é melhor para o iniciante aprender com aletas ou sem as respostas são variadas. Do meu ponto de vista, é melhor começar a voar com aletas. Além de ser mais flexível e, portanto, mais divertido para voar sem limites. Asas sem aletas você vai se cansar rapidamente e irá querer deixar o hobby ou você vai querer logo construir outro avião com aletas gastando mais que o previsto. Você também irá perceber que terá que aprender a voar de novo, agora com a técnica de flaps que é uma técnica de leme totalmente diferente.
Geralmente você pode começar com dois tipos de modelos, os kits (ou ‘todas as varas’ onde você deve montar por inteiro e depois cobri-lo), e do ARF (Almost Ready to Fly ou quase pronto para voar). No ARF em princípio, basta colar o leme, elevador, juntando-se as asas, montagem de motor e equipamento de rádio e pouco mais. A principal vantagem de um avião ARF além de ser capaz de estar pronto para voar em um fim de semana é, especialmente para o iniciante, poupando carga emocional e não ter que trabalhar por dias em um avião para estragar, antes mesmo de tirá-lo do chão pela primeira vez. Eu, pessoalmente, recomendo iniciar no modelo de aeronave que você mesmo construiu, assim você vai aprender muito mais e será muito mais fácil de você repará-lo.
O tamanho da aeronave estará relacionada com o motor, aqui você deve usar um avião movido a ’40’ para começar. Existem muitas marcas que fazem bons motores. O motor é um dos elementos mais importantes de equipamento básico e no entanto, não é muito caro, então eu aconselharia um bom motor aqui uma boa marca. Não vale a pena guardar um pouco de dinheiro para ter um motor que pode nos parar enpleno voo (especialmente catastrófico para um iniciante), ou custar horrores para dar-lhe partida. Não precisa ser o melhor do mundo, mas funcionando perfeitamente e não tendo absolutamente nenhum problema de peças de reposição estará ótimo. Há várias faixas e até mesmo os mais baratos tem qualidade mais do que suficiente para um iniciante do aeromodelismo (http://www.tiposdehobby.com/rc-modelismo-aeromodelismo/).

Equipamento de rádio para iniciantes

equipamento rcEquipamento de rádio para controlar o avião A equipa principal de quatro é o suficiente para aprender canais (cada canal controla uma função diferente) é necessário.
Um transmissor de quatro canais geralmente controla: motor, elevador, ailerons e leme. Você vai encontrar muitas marcas, muitos deles muito bom. Aqui na minha opinião, o mais importante é que seja o padrão. Se você comprar uma estação de marca Futaba (um padrão indiscutível) você não terá problemas para encontrar acessórios, servos, baterias, etc. (da marca Futaba e de outros materiais de fabricação compatível).

Outros

Há também alguns pequenos acessórios que serão necessários: Um motor de arranque (embora você pode iniciá-lo com a mão, porém menos recomendado), um plug aquecedor comumente chamado de dispositivo de ignição, combustível e algumas outras ferramentas.

Dicas de aeromodelismo para iniciantes

Home